terça-feira, 26 de junho de 2012

[Software] CM Energy - Cálculo de energia elétrica

Olá,

Hoje estava sem nada para fazer, fiquei pensando em desenvolver algo útil que talvez ajude alguém ou simplesmente facilite o trabalho de alguém, e como sempre o meu passa tempo é nada mais nada menos que desenvolver, há alguns anos atrás, na faculdade desenvolvi um programa que fazia o cálculo de consumo elétrico, porém ele era desenvolvido em linguagem C e era executado no prompt, velhos tempos...enfim agora meu forte é C#, então decidi desenvolver um similar porém usando Windows Forms, a interface não é das melhores, mas ficou  mais bonitinha e acredito que ninguém irá ter dificuldade em utiliza-lo, a ideia inicial era ensinar vocês a programarem em C#, porém isso vai ficar para outro dia, pois além de consumir tempo para escrever o post, estou com uma baita preguiça em comentar o código e explica-lo passo-a-passo, afinal ninguém é de ferro. :-)

Mas voltando ao assunto, o que o software faz é muito simples, você tem apenas 3 campos para preencher, eles são:

  • Consumo atual
  • Consumo anterior (fatura mês anterior)
  • Valor pago por watts

As duas últimas informações acima é consultada na conta de energia, sem ela você nada poderá fazer, vale lembrar que neste cálculo não estou considerando os impostos.

Veja abaixo alguns print do software CM Energy.




Apesar de ter colocado a informação "Copyrigth" não se preocupe, fiz isso só por "metideza" hehehehe, a ideia é disponibilizar o código fonte do projeto sem nenhum problema, afinal, compartilhamento de conhecimento é uma das coisas que considero importante, principalmente na área de tecnologia.

Infelizmente através do blog não é possível hospedar o arquivo para visitantes fazer o download, assim que possível vou disponíbilizar o setup de instalação e o código fonte do projeto.

Para maiores informações sobre o projeto, podem me contactar através dos comentários, sempre que possível tento responde-los.

Ah, caso alguém tenha um projeto interessante para desenvolver e esteja precisando de alguém para ajuda-lo, me procure, talvez possamos tirar a ideia do papel e por para funcionar :-)

Um abraço!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

[Fix] AutoCad 2009 (Corrigindo erro da acdb17.dll)

Olá,

Se você instalou o AutoCAD 2009 no seu sistema operacional 64bits, muito provavelmente você está passando por um problema no mínimo chato, ao abrir o software o mesmo é encerrado conforme imagem abaixo.



Após analisar os logs de erros criado pelo Windows, pude perceber que o erro era causado por uma falha na dll acdb17.dll, abaixo segue o log de erro criado pelo Event View.

Faulting application name: acad.exe, version: 23.2.56.0, time stamp: 0x47aea35d
Faulting module name: acdb17.dll, version: 17.2.56.0, time stamp: 0x47aea21e
Exception code: 0xc000001d
Fault offset: 0x000000000000b5b0
Faulting process id: 0xccc
Faulting application start time: 0x01cd52c88109d70f
Faulting application path: C:\Program Files\AutoCAD 2009\acad.exe
Faulting module path: C:\Program Files\AutoCAD 2009\acdb17.dll
Report Id: c28553df-bebb-11e1-a56d-f04da2e469d9

A principio tentei a reinstalação do software, caso fosse uma falha na instalação, uma simples reinstalação corrigiria o problema, porém não foi o que aconteceu, tive que apelar para o Dr. Google! infelizmente ele nada pode me ajudar, encontrei várias pessoas reclamando do problema, porém ninguém havia uma solução para o problema, decidi procurar pelo nome da .dll até encontrar um fix no site da autodesk. aparentemente esta .dll realmente possui este problema e foi corrigido pela empresa, alias, além de ser corrigida também foi disponibilizada uma versão de update.

Pois bem, chega de blá blá, a correção do problema é muito simples, entre no link abaixo:

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?siteID=123112&id=11849251&linkID=9240698

Baixe o arquivo correspondente a sua versão do Windows, no meu caso é wan_accelerator_hotfix_2009_64bit.zip (Windows 64bits).

Após o download terminar descompacte a pasta e você terá dois novos arquivos .dll, eles são:
  1. acdb17.dll
  2. AcSignCore16.dll
Estes dois arquivos devemos colocar na pasta C:\Program Files\AutoCAD 2009\

Feito isto, tente executar o software AutoCAD.

Caso ainda tenha dúvidas, você pode consultar este link:

http://images.autodesk.com/adsk/files/wan_acceleration_hotfix_2009.html

Um abraço!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mapeando impressora com VB script!



Já pensou você ter que mapear na unha as impressoras que estão compartilhadas na rede, para mais ou menos, 150 usuários?! Pois bem, é uma tarefa ardua, porém, assim como todo preguiçoso eu tentei automatizar esta tarefa de uma forma que fica-se transparente para o usuário e que ele nem senti-se falta das impressoras, o óbvio era utilizar script para tal tarefa, porém, como fazer??? hoje trago a solução para o seu problema.

A ideia é, criar um script utilizando VB script para adicionar as impressoras na conta do usuário, a desvantagem de conectar a impressora compartilhada é que isto é feito por usuário, diferente de instalar a máquina localmente e depois só redirecionar a porta para o compartilhamento, deu para entender? ;-)

Vamos considerar o seguinte ambiente, você tem uma máquina com uma impressora compartilhada, vamos supor que o nome do compartilhamento da impressora é Fiscal e o endereço IP da máquina é 192.168.0.10.

Para criar o script você deve fazer o seguinte, abra um bloco de notas e cole o seguinte código:

Set objFiscal = CreateObject("wscript.Network")
objFiscal.AddWindowsPrinterConnection "\\192.168.0.10\Fiscal"

Pronto, salve o arquivo com qualquer nome escolhido por você, porém, salve com extensão .vbs
isto é crucial para que o script funcione.

Agora é só executar o script e sua impressora será conectada, caso queira remover a impressora mapeada, utilize o código abaixo:

Set objFiscal = CreateObject("wscript.Network")
objFiscal.RemovePrinterConnection "\\192.168.0.10\Fiscal"

No meu caso como meu servidor é um TS (Terminal Server) coloquei o script na pasta Inicializar do sistema, quando o usuário conecta no servidor, as impressoras são mapeadas automaticamente sem ele sequer saber, mágica? Não! isso é VB script!!!

Qualquer dúvida estamos aí!

Um abraço.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

[Fix] Internet Explorer abrindo tela de setup toda hora!


Olá,

Dias atrás passei por um problema no mínimo estranho, toda vez que o usuário abria o navegador Internet Explorer, a tela de configuração que normalmente é exibida somente na primeira utilização, era exibida em todas as vezes, algo que me fez perder muito tempo para resolver, já que onde trabalho nosso servidor de e-mail é Microsoft, o que quase nos obriga usar o Internet Explorer para podermos ter todos os recursos habilitados..., enfim depois de muito tempo procurando uma solução e também tentando achar algo referente no registro (regedit), encontrei em um fórum inglês, porém, não me lembro o link original.

Para sanar ester problema, você deve criar uma chave no registro do sistema, mas ATENÇÃO, efetue um backup e ponto de restauração do sistema antes de qualquer modificação, não quero reclamações depois, ok? ;-)

Abra o bloco de notas e copie esta chave abaixo.

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Internet Explorer]
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Main]
"DisableFirstRunCustomize"=dword:00000001

Após isto, salve o arquivo com extensão .reg

Agora execute para que ele possa ser adicionado ao registro do Windows, feito isto já é para estar funcionando, tente abrir o Internet Explorer para ver se realmente funcionou.

Este procedimento funcionou perfeitamente no Windows 2003 Server Standart 32bits.

Um abraço.